HISTÓRIA DO PATRONO


MARIA MARGARIDA ABREU FIGUEIREDO, era filha de Manoel Abreu e Maria Joaquina de Abreu, nasceu na cidade de São Paulo em 20 de janeiro de 1899, onde faleceu em 12 de abril de 1977.
                Iniciou sua educação aos três anos de idade no antigo “Jardim de Infância de escola Modelo Caetano de Campos”, mais tarde fez o curso primário, matriculando-se em seguida na escola normal da Praça da república, onde se formou como professora primária, exercendo o magistério no antigo Grupo Escolar do Arouche.
                Foi casada com Albino Francisco Figueiredo e desta união teve dois filhos. Albino e José Abreu Figueiredo. Fez cursos de arte aplicada, inglês e francês, tendo atuado como intérprete logo após a primeira guerra, nas suas viagens à Europa; lecionou também pintura em tecido e pirogravura para as crianças internadas nos asilos de sociedades beneficentes.
                 Integrou diversas sociedades como “ A Lacerda”, o antigo “Clube Germânia”, “Clube Português”, Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência, da qual era “Grande”.
                 Em 1962 adquiriu vários terrenos onde hoje se localiza a Vila Santa Margarida no Município de Ferraz de Vasconcelos.
                 Tendo em vista o crescente número de crianças, Maria Margarida Abreu Figueiredo, iniciou a construção do atual prédio da E.P.G. de Vila Santa Margarida, que foi concluído em 1972, inteiramente financiado por ela.
                  Como queria a instalação imediata  da referida escola, sob pena de passar a outro exercício e a doação ao Estado se arrastava nos trâmites legais, foi aventado outra forma de resolver o impasse, ou seja, fez com que a prefeitura de Ferraz de Vasconcelos desapropriasse o prédio por  um preço simbólico que correspondesse apenas ao valor dos terrenos a ele incorporado, oferecendo-o ao estado para a instalação da E.P.G. de Vila Santa Margarida.
                   Pelo magnífico exemplo de vida honrada e digna voltada para a educação, esperamos contar com o apoio de nossos pares a esta justa homenagem que a comunidade de Ferraz de Vasconcelos, deseja prestar a dona Maria margarida Abreu Figueiredo, merecendo que sua memória seja reverenciada, com seu nome colocado frontispício do referido estabelecimento de ensino.