PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


 

Apresentação

Este projeto é um documento que configura a identidade desta Unidade Escolar com medidas que define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da proposta pedagógica da instituição.
Na verdade, o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plena­mente identificáveis, para se atingir os objetivos preestabelecidos. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma grande realização.
Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base o que temos. Ele contém os fundamentos e princípios que ga­rantirá a EMEF Profª Maria Margarida Abreu Figueiredo, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática pedagógica.
Eis o grande desafio deste Projeto à educação de uma comunidade hete­rogênea que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.



1-    IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA



1.1-       EMEF Maria Margarida Abreu Figueiredo


1.2-       Endereço:
Rua Nicola Gagliotti, nº 580
Vila Santa Margarida
Cep: 08543-200
Telefone: 4678-2833
E-mail: 7250@ibest.com.br
Ferraz de Vasconcelos – São Paulo  - SP


1.3-       Órgão Mantenedor:

Prefeitura da Cidade de Ferraz de Vasconcelos

Secretaria Municipal de Educação de Ferraz de Vasconcelos



1.4-       Aspectos legais de sua criação
             A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Marga­rida Abreu Figueiredo, teve a sua criação através do decreto SE21 de 22/06/71 DOE 02/08/71, sendo municipalizada pela Resolução SE nº 82 de 09/11/2005 publicado no DOE de 10/11/2005.
            A escola ministra o ciclo I do ensino fundamental de 9 anos (1º ao 5º ano) de acordo com a Lei 11.274/2006 art. 5º.


1.5-       Departamentos que funcionam na escola
Ø     Direção
Ø     Secretaria
Ø     Laboratório de Informática
Ø     Almoxarifado
Ø     Sala dos Professores
Ø     Salas de Aula
Ø     SAE (Sala de Apoio Educacional)
Ø     AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Ø     Cozinha
Ø     Refeitório




1.6-       Órgão de Representação Comunitária
CONSELHO DE ESCOLA
        
                    O Conselho de Escola, com personalidade jurídica, é um órgão de deliberação coletiva, sem fins lucrativos, de duração indeterminada e vinculada à Secretaria Municipal de Educação.
            Todos os segmentos da comunidade escolar terão representatividade no Conselho de Escola, através de eleição secreta ou por aclamação.
             Considera-se Comunidade Escolar o conjunto formado por alunos, pro­fessores, pessoal técnico e administrativo, pais, mães ou responsáveis legais, pelos alunos matriculados freqüentes.
              O Conselho de Escola visa ao desenvolvimento das atividades de en­sino, dentro do espírito democrático, assegurando a participação dos segmentos da Comunidade Escolar na discussão das questões pedagógico-administrativo-financeiras.
               O Conselho de escola é um órgão representativo de toda a Comuni­dade Escolar, tendo por objetivos:
Ø     Promover entrosamento da Escola com a comunidade;
Ø     Participar das decisões sobre o funcionamento da escola;
Ø     Participar do Planejamento Curricular a fim de garantir conteúdos que atendam aos anseios da comunidade e respeitem suas raízes culturais;
Ø     Dialogar com a secretaria Municipal de educação e com a comunidade, buscando apoio para o bom andamento das atividades educacionais;
Ø     Supervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, Diretor e demais responsáveis pela Escola, no cumprimento de seus deveres para com a educação;
Ø     Incentivar e participar das comemorações e demais acontecimentos cívi­cos e culturais; Conhecer e observar as normas do Regimento Escolar, propor alterações e encaminha-las à respectiva Unidade Regional de En­sino.


1.7-       Recursos Financeiros
               A Escola recebe a verba Municipal que é destinada à compra de mate­riais necessários, manutenção e outros. Uma vez por ano recebe a verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na escola), que é destinada a compra de materiais permanentes e de consumo. Também contamos com os recursos ex­tras de eventos tais como: Festa Junina, Vendas de Salgados e Doces, Bingos e outros eventos.


1.8-       Horários de Funcionamento
Período da Manhã: 07:00 às 12:00 horas
Período da Tarde:   13:00 às 18:00 horas




2-   JUSTIFICATIVA


              A educação é prioridade de todos os seres humanos, por isso, precisa­mos estabelecer metas para serem cumpridas a um espaço curto, médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessida­des da comunidade escolar.
              Para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que seus alunos se­jam capazes de aprender a serem conscientes de seus direitos e deveres, de li­berdade e igualdade. Coerentes com as estratégias previstas na referida LDB, a instituição educacional têm como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, e para que isso ocorra, faz-se necessária a integração entre educação – cultura que não se restrinja às elucubrações teóricas, mas que se concretize numa escola, na qual a comunidade em que está inserida seja capaz de formar uma sociedade mais justa e preparada para promover mudanças.
              Diante da oportunidade oferecida para a Lei 9394/96, onde cada es­cola pode organizar seu sistema de ensino de modo que atenda às necessidades e possibilidades, organizamos nossa Proposta Pedagógica que tem com seu maior objetivo a formação do “ Homem “ exercendo em sua plenitude o direito à cidadania e explorando as suas potencialidades.




3-   DESCRIÇÃO DA REALIDADE

PONTOS FORTES DA ESCOLA
Ø     Informatização da escola;
Ø     Regimento Escolar;
Ø     Envolvimento da equipe docente nos projetos da escola e da SME;
Ø     Bom relacionamento humano;
Ø     Apoio Pedagógico;
Ø     Acompanhamento dos alunos com necessidades especiais (AEE);
Ø     Acompanhamento dos alunos com dificuldade em aprendizagem (SAE);
Ø     Parceria com a EDP Bandeirante Energia;
Ø     Projeto Família Integrada;
Ø     Projeto Mais Educação (alunos em período integral na escola).


PONTOS FRACOS DA ESCOLA
Ø     Baixa participação dos pais nos momentos relevantes para o sucesso esco­lar dos filhos;
Ø     Baixa participação dos pais na contribuição com a APM;
Ø     Falta de cobertura de um bloco para outro, ou dos blocos para os banhei­ros e refeitório;
Ø     Falta de estacionamento.



PROBLEMAS QUE DEVEM SER ATACADOS PRIORITARIAMENTE

Ø     Diminuir o índice de reprovação;
Ø     Fortalecer a relação entre escola/família;
Ø     Projetos de intervenção (para garantir um ensino aprendizagem de quali­dade);
Ø     Conscientizar os pais da importância de contribuir com a APM;
Ø     Conscientizar os pais da importância de acompanhar a vida escolar do fi­lho;
Ø     Reavaliar o sistema avaliativo (para avaliar com o objetivo voltado para ação-reflexão-ação, para garantir um processo avaliativo justo).



3.1-       Histórico
A região onde se localiza tanto o bairro quanto a escola era uma imensa fazenda dedicada ao cultivo da uva, pertencente à família de Maria Margarida Abreu Figueiredo. Quando a escola foi construída, os próprios funcionários da fazenda cuidavam da manutenção da escola. A antiga fazenda foi loteada. Com a venda dos lotes, iniciou-se a construção do bairro.
No seu início, as ruas eram de terra batida, tornando-se intransitável no período de chuvas. Os ônibus não circulavam pelo local e arredores fazendo com que a população e a comunidade escolar fizessem o percurso a pé ou em charretes.
. A comunidade foi formada por vários migrantes vindos de vários luga­res, atraídos pelo preço baixo dos terrenos, e por ser próximo ao centro da ci­dade e da estação de trem.
A escola situa-se em um bairro residencial, onde a maioria das constru­ções é de casas próprias. O comércio local é pequeno, atendendo às necessida­des básicas dos moradores.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Abreu Figueiredo, teve a sua criação através do decreto SE21 de 22/06/71 DOE 02/08/71, sendo municipalizada pela Resolução SE nº 82 de 09/11/2005 publicado no DOE de 10/11/2005.

            A escola ministra o ciclo I do ensino fundamental de 9 anos (1º ao 5º ano) de acordo com a Lei 11.274/2006 art. 5º.
             Hoje nossa escola é composta aproximadamente por 399 alunos, 11 funcionários e 19 professores, é atualmente assistida pela atual administração do Prefeito Dr. Jorge Abissamra e a Secretária da Educação Roseli Morilla. Seus trabalhos prosseguem sob a gestão da Srª. Juvaneide Silva Almeida.
              Nossa escola possui quadra, laboratório de informática com 16 com­putadores, lousa digital e projetor para os alunos e professores trabalharem com projetos e pesquisas, com acesso a internet. Essa Escola atende alunos com necessidades especiais e a partir de 2010 Passou a ter um atendimento es­pecial que é a sala AEE.
              Atualmente se percebe um ponto importante no desenvolvimento da educação praticada nesta escola: a equidade, isto é, aqui se busca propiciar as condições de acesso, permanência e sucesso educacional.


3.2-       Histórico do Patrono
MARIA MARGARIDA ABREU FIGUEIREDO, era filha de Manoel Abreu e Maria Joaquina de Abreu, nasceu na cidade de São Paulo em 20 de janeiro de 1899, onde faleceu em 12 de abril de 1977.
                Iniciou sua educação aos três anos de idade no antigo “Jardim de In­fância de escola Modelo Caetano de Campos”, mais tarde fez o curso primário, matriculando-se em seguida na escola normal da Praça da república, onde se formou como professora primária, exercendo o magistério no antigo Grupo Escolar do Arouche.
                Foi casada com Albino Francisco Figueiredo e desta união teve dois filhos. Albino e José Abreu Figueiredo. Fez cursos de arte aplicada, inglês e francês, tendo atuado como intérprete logo após a primeira guerra, nas suas viagens à Europa; lecionou também pintura em tecido e pirogravura para as crianças internadas nos asilos de sociedades beneficentes.
                 Integrou diversas sociedades como “A Lacerda”, o antigo “Clube Germânia”, “Clube Português”, Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência, da qual era “Grande”.
                 Em 1962 adquiriu vários terrenos onde hoje se localiza a Vila Santa Margarida no Município de Ferraz de Vasconcelos.
                 Tendo em vista o crescente número de crianças, Maria Margarida Abreu Figueiredo, iniciou a construção do atual prédio da E.P.G. de Vila Santa Margarida, que foi concluído em 1972, inteiramente financiado por ela.
                  Como queria a instalação imediata da referida escola, sob pena de passar a outro exercício e a doação ao Estado se arrastava nos trâmites legais, foi aventado outra forma de resolver o impasse, ou seja, fez com que a prefei­tura de Ferraz de Vasconcelos desapropriasse o prédio por um preço simbólico que correspondesse apenas ao valor dos terrenos a ele incorporado, oferecendo-o ao estado para a instalação da E.P.G. de Vila Santa Margarida.

                   Pelo magnífico exemplo de vida honrada e digna voltada para a educação, esperamos contar com o apoio de nossos pares a esta justa homena­gem que a comunidade de Ferraz de Vasconcelos, deseja prestar a dona Maria margarida Abreu Figueiredo, merecendo que sua memória seja reverenciada, com seu nome colocado frontispício do referido estabelecimento de ensino.
     

3.3-       Aspecto Físico
A EMEF Professora Maria Margarida Abreu Figueiredo ocupa uma área construída de 1498,9m e uma área livre de 3944,1m. Está distribuída entre 03 pavilhões: 06 salas de aulas, sala de direção (que abrange a coordenação), sala dos professores, secretaria, sala do SAE, sala do AEE, banheiros mascu­lino e feminino, almoxarifado, pátio, quadra, cozinha e refeitório.
Temos ainda o laboratório de informática com 16 computadores, 01 aparelho de som, 02 Data show, 03 DVD, 01 vídeo cassete, 03 televisores, 08 computadores, 01 not book, 05 impressoras, 02 caixas de som, 01 mesa de som, 02 câmeras digitais, 02 microfones, 01 retro-projetor, 01 telão.



3.4-       Missão da Escola
Contribuir para constante melhoria das condições educacionais da po­pulação, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.     
  


3.5-       Objetivo Geral da escola
           Temos como principal objetivo em nossa proposta a inserção do indivíduo no mundo das relações sociais regidas pelo princípio da igualdade; no mundo das relações simbólicas (ciência, arte, religião, etc) de forma que ele possa produzir e usufruir conhecimento, bens, valores culturais e morais.
     Acreditamos que esses princípios, são fundamentais para a construção de uma realidade possível e desejável pela comunidade escolar. Dessa forma tornamos o aluno capaz de descobrir em si sua capacidade de dar sentido à vida e à escola. Daremos a ele um meio de perceber, de conhecer e de desvendar um mundo novo, no pleno exercício da sua cidadania.
    Queremos formar cidadãos críticos, participativos, pensantes, com princípios éticos, sociais e culturais, para isso precisamos desenvolver no aluno a capacidade de:
se perceber;
se conhecer;
se valorizar;
ter comportamento Social na escola, na família e na sociedade; ser coerente com seus valores.

            Para isso nossa Proposta Pedagógica tem por objetivo desenvolver no aluno as seguintes habilidades:
Ø     Ser sociável na escola e na comunidade;
Ø     Ser crítico, debater, questionar, sugerir, se relacionar;
Ø     Ser capaz de se inserir no mundo do trabalho;
Ø     Tornar-se um leitor do mundo;
Ø     Tornar-se um cidadão cumpridor de seus direitos e deveres;
Ø     Ter boa comunicação oral e escrita.



4-   DESCRIÇÃO DA REALIDADE

Metas
Ações
a)   Envolver os pais nas atividades realizadas na escola;
- Realizar palestras envolvendo os temas: drogas, DST, segurança, doenças epidemiológicas;
- Projetos de ensino envolvendo os pais;
- Realizar exposições das atividades realizadas com os alunos, em reuniões e nos conselhos de classe.

b)   Incentivar o resgate de valores morais;
- Promover momentos de reflexão na Unidade Escolar, tendo como apoio os equipamentos tecnológicos;
- Trabalhar com filmes e músicas que desperte o respeito mútuo;
- Promover trabalhos de campos, que evidenciem as conseqüências de atitudes indisciplinares e/ou infracionárias;
- Solicitar junto a SME apoio para a conclusão das ações;
- Convidar pessoas da comunidade para dar apoio e testemunho de vida.

c)    Elevar a qualidade do ensino aprendizagem
- Realizar projetos envolvendo as datas cívicas e comemorativas, com temas de acontecimentos emergenciais conforme a necessidade do momento;
- Solicitar apoio a SME de cursos e oficinas pedagógicas de aprimoramentos e capacitação ao Corpo Docente;
- Participar dos programas direcionados pelo MEC;
- Promover grupos de estudo com o corpo docente;
-Envolver professores e alunos em atividades culturais extra às atividades de rotina escolar;
- Realizar sondagens;
-Promover projetos de leitura, escrita e cálculos.

d)   Assegurar o cumprimento das Políticas Públicas


- Promover estuda das leis 227/09 e 167/05;
- Aplicar corretamente o sistema de avaliação;
- Informar os pais ou responsáveis, o método de avaliação que será aplicado em cada bimestre;
- Realizar o Conselho de Classe.

e)    Trabalhar com toda a comunidade escolar conceitos de respeito, disci­plina, responsabilidade, ética, amor ao próximo e outros.
- Abordar os temas transversais;
- Promover momentos de reflexão e palestras educativas que possam contribuir com a conscientização da comunidade escolar;
- Desenvolver projetos relacionados à ética, disciplina, responsabilidade e res­peito mútuo.

f)     Promover eventos educacionais e recreativos
- Promoção de eventos educativos por ocasião de datas cívicas comemorativas relacionados ao: Meio Ambiente, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa ju­nina, Dia dos Pais, Folclore, Dia do Estudante, Independência do Brasil, Dia das crianças, Aniversário da cidade, Dia dos professores, Natal; através de: Te­atros, Excursões Culturais, Gincanas, Feira Cultural e Folclórica, Comemora­ções e Exposições de trabalhos em todas as áreas do conhecimento.

g)   Projetos que serão desenvolvidos na escola
Projeto Meio Ambiente
- Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.

Projeto PROERD                
- Tem por objetivo a conjugação de esforços no sentido de desenvolver em sistema de parceria com vista à aplicação do PROERD nas escolas.

Projeto EDP/ BANDEIRANTE
- Parceria com a escola com atuação em projetos.

Projeto Escola da Família Integrada
- A participação dos pais começa na conscientização e no comprometimento da comunidade, no fortalecimento dos vínculos e valores da família no âmbito escolar.  

Projeto Reforço/Recuperação
- Promover um momento a mais de alunos com maiores dificuldades.

Projeto Sala Multifuncional AEE
- É um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos.

Projeto Sala de Apoio Educacional
- Desenvolve trabalho com alunos dos 3ºs e 5ºs anos. O atendimento é individualizada ou com no máximo quatro alunos, dependendo da necessidade.

Projeto Sala de Informática
-      Democratizar o acesso aos meios de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos.

Projeto Mais Educação
- O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

 Projeto Escola com arte
- Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.

Projeto Contra Turno
-  Tem como objetivo contribuir na formação geral do aluno, através do desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, visando a aquisição do hábito da prática de atividades.







5-PLANO DE TRABALHO DOS DIFERENTES NÚCLEOS QUE COMPÕEM A ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMI­NISTRATIVA DA ESCOLA


Ø    Do Núcleo de Direção
             O Núcleo da Direção da escola é o centro executivo do pla­nejamento, organização, coordenação, avaliação e integração de to­das as atividades desenvolvidas no âmbito da Unidade Escolar sem­pre objetivando garantir:
§        A elaboração e execução da proposta pedagógica;
§        Administração do pessoal e dos recursos materiais e finan­ceiros;
§        Cumprimento dos dias letivos e horas de aulas estabeleci­dos na legalidade, regularidade e autenticidade da vida escolar do aluno;
§        Os meios de reforço, recuperação e aprendizagem dos alu­nos;
§        A articulação e integração da escola com as famílias da co­munidade;
§        Informação aos pais ou responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos bem como a execução da pro­posta pedagógica;
§        Comunicação ao Conselho Tutelar dos casos de maus tra­tos e evasão escolar antes que atinjam o limite de 25%.


Ø    Do Núcleo Técnico- Pedagógico
               O Núcleo Técnico- Pedagógico terá a função de proporcio­nar apoio técnico aos docentes e discentes, relativos à:
§        Elaboração, desenvolvimento e avaliação da proposta pedagó­gica;
§        Coordenação pedagógica;
§        Supervisão do estágio profissional.

Ø    Do Núcleo Administrativo
                O Núcleo Administrativo terá a função de dar apoio a pro­cesso educacional, auxiliando a direção nas atividades relativas à:
§        Documentação e escrituração escolar e de pessoal;
§        Organização e atualização de arquivos;
§        Expedição, registros e controle de expediente;
§        Registro e controle de bens patrimoniais, bem como de aquisi­ção, conservação e materiais e de gêneros alimentícios;
§        Registro e controle de recursos financeiros.
                  Integram o núcleo administrativo o Secretário e o Agente Escolar.

Ø    Do Núcleo Operacional
        O Núcleo Operacional terá a função de proporcionar apoio ao conjunto de ações complementares de natureza administrativa e curricular, relativas às atividades de:
§        Zeladoria, vigilância e atendimento de alunos;
§        Limpeza, manutenção e conservação de mobiliário, equipamen­tos e materiais didáticos pedagógicos;
§        Controle, manutenção, conservação e preparo da merenda esco­lar;
§        Atendimento ao público, disciplina;
                  Integram o núcleo operacional o Zelador, o Auxiliar de serviços gerais e as Merendeiras.

Ø    Do Corpo Docente
                  Integram o Corpo Docente todos os professores da Es­cola, que exercerão suas funções incumbindo-se de:
§        Participar da elaboração da Proposta Pedagógica;
§        Elaborar e cumprir plano de trabalho;
§        Zelar pela aprendizagem do aluno;
§        Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
§        Cumprir os dias letivos e carga horária de efetivo trabalho esco­lar, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
§        Colaborar com as atividades de articulação da escola com as fa­mílias e a comunidade.


Ø    Do Corpo Discente
          Integram o corpo discente todos os alunos da escola, a quem se garantirá o livre acesso às informações necessárias à sua educa­ção e desenvolvimento como pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.


6-   AVALIAÇÃO DO PROJETO
              Este é um Projeto que não se encerra aqui. É preciso ser analisado, discutido e aperfeiçoado anualmente ou sempre que ne­cessário. O que se pensa e se quer é construir e manter uma escola de qualidade, (um centro de informações e oficinas de aprendiza­gem) inserida nos novos tempos, e que aponte para a reflexão constante do conceito de educação, que esteja sempre conectada com a sociedade, consciente de seus desafios, formadora de alunos capazes de aprender e conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e de igualdade perante a sociedade.
               O Projeto Político Pedagógico da EMEF Profª Maria Margarida Abreu Figueiredo, assume internamente um compro­misso com a conscientização, transformação sócio-cultural da co­munidade, concordando com o fato.